quarta-feira, 30 de março de 2011

Introdução à internet

É indiscutível: a internet veio para ficar. Além de estar ocupando um espaço cada vez maior no nosso dia a dia, ela também vem mostrando como pode ser uma grande aliada não apenas para nós comunicadores, mas para todos os profissionais que necessitam de uma disseminação rápida e eficiente de conteúdo. Nesse post, trarei resumidamente o que nos foi passado nas aulas sobre introdução à internet, associando a essa - cada vez mais necessária - comunicação.

Internet: da Guerra Fria ao Brigde-Blogger

A primeira aula da cadeira de Laboratório de Jornalismo não podia tratar de outro assunto que não fosse a internet. Dentre todos os meios de comunicação, ela é a ferramenta que mais vem se expandindo e nada melhor do que começar os trabalhos do semestre discutindo a respeito disso.

Nascida na década de 1960, no auge da Guerra Fria, a internet surgiu como uma maneira de proteger o sistema americano de comunicações de um possível ataque nuclear soviético. Mas foi apenas na década de 1990 que tudo começou a ganhar “corpo”. Foi nessa época que Tim Berners Lee desenvolveu a World Wide Web (também conhecida como web ou www), um sistema de informações organizado de maneira a interligar e executar todos os outros disponíveis na internet. A partir desse sistema, surgiram diversas empresas com propostas de facilitar a navegação disponibilizando serviços para a rede, tendo como exemplo a Yahoo, a Amazon e a Netscape, ambas de 1994.

A ideia incial de Tim era de criar um mundo de informações sem fronteiras. E ele conseguiu. Hoje, temos acesso a um leque infinito de conteúdo. Não importa em que parte do mundo estamos, ou de que lugar do mundo queremos obter informações, bastam alguns cliques e, pronto, está tudo ali! E com a tecnologia em desenvolvimento, nem precisamos mais estar sentados na frente de um computador para ter acesso a isso tudo. Com o surgimento das redes móveis (Wi-Fi em 1999 e 3G em 2008), podemos navegar de onde estivermos, utilizando um aparelho de informática portátil (notebooks, por exemplo), ou até mesmo um celular.

Toda essa facilidade de conexão fez surgir um mundo de expressões e termos que viemos a tratar na segunda aula. Após a leitura do e-book “Para entender a internet”, organizado por Juliano Spyer, trouxemos para discutir em sala as questões a respeito da comunicação em rede.

O capítulo do e-book sobre Bridge-Blogger me chamou bastante a atenção e acho importante frisá-lo aqui no post por justamente ter relação com esse acesso à informação mencionado nos parágrafos anteriores. A função do Brige-Blogger (ou Blogagem-Ponte) é facilitar a troca de informações entre blogueiros de vários lugares do mundo. Ele adapta o conteúdo de um determinado blog de maneira que todas as pessoas possam compreender o que ali está sendo publicado. Um exemplo de Bridge-Blogger citado por Daniel Duende (autor do capítulo) é o Global Voices Online. Admito que não conhecia essa ideia de “linkagem” entre diferentes culturas. Achei uma sacada genial e virei grande fã do site!

A introdução ao jornal impresso começa na próxima aula. Confesso que estou bem ansiosa para aprender sobre a rotina de um grande jornal. Mas isso é assunto para um próximo post!

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